História

História do Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que foi fundado em 28 de março de 1928, representou uma mudança de qualidade fundamental para a industrialização do País. Mais do que formalizar propostas, o Ciesp nasceu para mudar métodos e modelos de pensamentos bastante arraigados.

A partir da fundação do Ciesp, a indústria paulista passa a defender seus interesses de forma autônoma.

A unidade regional de Santa Barbara d’Oeste, foi fundada em 1987. Desde então, a diretoria, vem se firmando como forte aliada do poder público e da classe empresarial para o desenvolvimento social e econômico do município.

Hoje, em todo o Estado, são 42 DRs atuando em diversas frentes, seja trabalhando pelos interesses da indústria ou desenvolvendo projetos culturais, com vistas à melhoria de qualidade de vida das regiões onde estão localizadas.

 

História da Cidade

A fundação de Santa Bárbara d’Oeste remonta ao início do século XIX, com a abertura de uma estrada entre Campinas e Piracicaba. A partir daí, lotes de terras começaram a ser vendidos, o que atraiu para a região Dona Margarida da Graça Martins, a fundadora da cidade. O município cresceu e se desenvolveu especialmente em função da agricultura, mas que a partir da década de 1970 começou a ficar para trás, pois parques industriais começaram a ser implantados. Alguns distritos, foram criados especialmente para essa finalidade e o desenvolvimento acentuou-se na indústria e comércio. Com uma população que se aproxima de 200 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste, definitivamente, ocupa seu espaço e assume o papel como uma das cidades médias que mais se destacam no Estado de São Paulo. A busca do crescimento sustentável, a preservação da história e a manutenção da qualidade de vida não são apenas objetivos, mas síntese de uma realidade na qual estão inseridos seus cidadãos.

 

Fonte: http://www.santabarbara.sp.gov.br